Thursday, August 30, 2012

Aeronave Bombardier CSéries inicia ‘voo virtual’ de testes

Aeronave Bombardier CSéries inicia ‘voo virtual’ de testes:
A aeronave “zero", pré-protótipo da Bombardier, especialmente construído para esse fim, entrou em fase de testes dos sistemas integrados para a certificação das aeronaves CSérie (ISTCR), um laboratório, e fará uma serie de voos virtuais estáticos em ambiente preparado em ‘Mirabel’ no Canadá…
Avionics Today: 30 de agosto de 2012
"Desde os aviônicos, aos controles elétricos de voo, fly-by-wire, sistemas hidráulicos com os trem de pouso, e sistemas de cabeamento têm sido avaliados com sucesso pelo ISTCR, que levarão a certificação e o desenvolvimento das novas aeronaves ‘CSéries’ e facilitar a entrada do programa na fase de testes em voo”: disse Rob Dewar, vice-presidente e gerente geral do programa CSeries da Bombardier.
“O condicionamento de todos os sistemas na ‘aeronave zero’ é um marco importante que nos permitiu iniciar a fase de teste integrado ao solo e possibilitando realizar voos virtuais. Esta abordagem permitirá testar a aeronave por completo e com todos os principais sistemas e software totalmente configurados no padrão de produção, é um novo padrão para a nossa indústria”. Completa ele.
O ISTCR é uma das plataformas múltiplas alojadas na empresa e integradas à aeronave para teste do sistema (CIASTA). Esse laboratório fica em Mirabel a 40 km ao norte de Montreal no Canadá. O sucesso no condicionamento de todos os sistemas na ‘Aircraft zero’ foi apoiada pelos principais parceiros e fornecedores dos aviões CSéries, incluindo CAE, Goodrich Systems, Hamilton Sundstrand, Honeywell, Liebherr-Aerospace, Parker Hannifin, Pratt & Whitney, Rockwell Collins e Fokker Elmo, juntamente com outros fornecedores estruturais e de sistema que entregam todos os componentes necessários a aeronave. Os representantes destas organizações são alocados em Mirabel para trabalhar com a Bombardier nos testes de sistemas e nos processos de integração.
Além do ISTCR, outros equipamentos sendo usados ​​na fase de teste de solo: o voo simulado da engenharia (ESIM) que está sendo realizados pela CAE e, nesse momento, em um estágio avançado, os sistemas aviônicos nas bancada de testes de integração (SITTING) e controles de voo em laboratórios de integração (fcil), que já estão encomendados a Rockwell Collins e instalações da Parker Hannifin, respectivamente, e os sistemas de controle ambiental Interior e equipamento (ECS), que também está sendo concluída em Mirabel.
Esse ensaio geral vai nos permitir testar extensivamente os projetos de sistemas, a fim de mitigar o risco e oferecer a confiabilidade necessária antes do primeiro voo dessa aeronave. Os resultados até agora têm sido excelente e superou nossas expectativas, para nossa satisfação. A Bombardier fez reservas de encomendas e compromissos para mais de 300 aeronaves CSéries para as companhias aéreas e empresas de leasing – a maioria com clientes da Europa e da Ásia – e planeja a entrada em serviço das aeronave CSéries em 2013.

Tradução, adaptação e montagem: Roberto Maranhão

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